4 filmes sobre TI que todos deveriam ver

Eis alguns filmes que marcaram época e são verdadeiras obras-primas relacionas a tecnologia. Alguns relatam histórias controversas de ganancia, poder e inegável sucesso. Outras como a de Alan Turing relatam a genialidade mas principalmente a dor de um dos maiores ícones do século passado, tido como “pai da computação”. Todos vão te prender do começo ao fim com lições inesquecíveis.

Piratas do vale do silício (1999)

Pirates of Silicon Valley (Piratas da Informática (título no Brasil) ou Piratas do Vale do Silício (título em Portugal) é um filme feito para a televisão, pela TNT, escrito e dirigido por Martyn Burke. Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme oferece uma versão dramatizada do nascimento da era da informática doméstica, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple Inc. e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 da empresa MITS, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows.

O filme começa no início da década de 1970 e termina em 1985, pouco antes de Steve Jobs ser demitido da Apple por John Sculley.

Começando no campus da UCB (Universidade da Califórnia em Berkeley) durante o período do Movimento Liberdade de Expressão, o filme expõe as aflições dos amigos Steve Jobs (Noah Wyle) e Steve Wozniak (Joey Slotnick), que formariam a Apple Computer; e os estudantes de Harvard, Bill Gates (Anthony Michael Hall), Steve Ballmer (John Di Maggio) e o amigo de Gates, Paul Allen (Josh Hopkins), que criariam a Microsoft.

Gates, Jobs e Wozniak deixariam a universidade para poder tomar o papel no crescimento da revolução dos computadores pessoais. O filme é narrado pelo ponto de vista de Wozniak e Ballmer.

Em 2001, foi transmitido no Brasil através do canal pago TNT com o título de Piratas de Silicon Valley.

Elenco:

  • Noah Wyle como Steve Jobs
  • Anthony Michael Hall como Bill Gates
  • Joey Slotnick como Steve Wozniak
  • John DiMaggio como Steve Ballmer
  • Josh Hopkins como Paul Allen
  • Gema Zamprogna como Arlenea namorada de Steve Jobs
  • Jeffrey Nordling como Mike Markkula
  • Allan Royal como John Sculley
  • Gailard Sartain como Ed Roberts
  • Marc Worden como Chris Larsen
  • Marcus Giamatti como Daniel Kottke

Jobs (2013)

De hippie sem foco nos estudos a líder de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Este é Steve Jobs (Ashton Kutcher), um sujeito de personalidade forte e dedicado, que não se incomoda de passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que faz com que tenha dificuldades em manter relações amorosas e de amizade.

Jobs é um filme biográfico, baseado na carreira do inventor, empresário e magnata americano Steve Jobs, de 1971 a 2001. O filme é dirigido por tret Joshua Michael Stern, o mesmo de Neverwas, lançado em 2005. Mostra a vida de Steve Jobs de sua fase hippie até a fundação da Apple, quando passou a ser considerado um dos mais criativos empresários da época.

A produção do longa-metragem é da Five Star Institute, que iniciou as filmagens em maio de 2012. A ideia foi aproveitar a “brecha” na agenda de gravações de Two and a Half Men para contar com Kutcher no elenco. Em 1 de abril de 2012, foi divulgado que Ashton Kutcher, estrela da atual temporada da série de televisão Two and a Half Men, foi escolhido como intérprete de Steve Jobs.A primeira exibição de “jOBS” foi em 27 de janeiro de 2013, na noite de encerramento do festival de Sundance. Mas estava sendo programado para chegar aos cinemas em abril de 2013.

A rede social (2010)

The Social Network (no Brasil em Portugal e Angola: A Rede Social) é um filme estadunidense de 2010, sobre a fundação da rede social Facebook e seus desdobramentos. O filme foi dirigido por David Fincher, com um elenco composto por Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Max Minghella, Josh Pence, Brenda Song, Joseph Mazzello, Rashida Jones e Rooney Mara.

O roteiro de Aaron Sorkin adapta o livro de não-ficção The Accidental Billionaires, escrito por Ben Mezrich. Nenhum funcionário Facebook, ou seu fundador Mark Zuckerberg, se envolveu na produção do filme, embora Eduardo Saverin tenha sido um consultor para o livro de Mezrich. Foi distribuído pela Columbia Pictures e estreou em 1 de outubro de 2010 nos Estados Unidos, 4 de novembro de 2010 em Portugal e 3 de dezembro do mesmo ano no Brasil. Em alguns países o filme é classificado como “inadequado para menores de 14 anos”, enquanto outros cogitam-o para maiores de 16 anos.

The Social Network foi aclamado pela crítica mundial, com os críticos aplaudindo sua edição, atuação, trilha sonora, direção e roteiro. O filme apareceu em 78 listas de melhores filmes do ano; 22 como número um. Recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme(Dana Brunetti, Ceán Chaffin, Michael De Luca e Scott Rudin), Melhor Diretor (David Fincher) e Melhor Ator (Jesse Eisenberg), vencendo nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado (Aaron Sorkin), Melhor Edição (Kirk Baxter e Angus Wall) e Melhor Trilha Sonora Original (Trent Reznor e Atticus Ross). Também venceu quatro Golden Globes, para Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Roteiro (Aaron Sorkin) e Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor e Atticus Ross).

Em 2003, na Universidade de Harvard, o estudante Mark Zuckerberg tem a ideia de criar um website para medir a beleza das estudantes de Harvard após sua namorada Erica Albright terminar com ele. Mark invade as bases de dados de vários alojamentos, baixa as fotos e o nome das estudantes e, em algumas horas, usando um algoritmo dado por seu melhor amigo Eduardo Saverin, ele cria o “FaceMash”, onde os estudantes homens escolhem quais das duas estudantes apresentadas são mais atraentes.

Mark é punido com seis meses de suspensão depois que as visitas do site fazem os servidores de Harvard cairem. Ele se torna uma espécie de “vilão” para a comunidade feminina de universidade. Entretanto, a popularidade do “FaceMash” e o fato que ele o criou o mesmo em uma noite e bêbado, chama a atenção dos gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss, da equipe de remo, e seu parceiro Divya Narendra. Como resultado, Mark começa a trabalhar para os Winklevoss como programador do site “Harvard Connection”.

Pouco tempo depois, Mark fala com Eduardo sobre sua ideia para o site “Thefacebook”, uma rede social exclusiva dos estudantes de Harvard. Ele explica que isso iria permitir que as pessoas compartilhassem suas informações pessoais e sociais em segurança. Eduardo concorda em ajudar Mark dando a ele US$ 1.000 para iniciar o site. Eles distribuem o link para as conexões de Eduardo no Phoenix S-K Club, e rapidamente se transforma em um sucesso entre os estudantes. Quando os Winklevoss e Narendra descobrem sobre o Thefacebook, eles acreditam que Zuckerberg roubou suas ideias. Tyler e Divya querem processar Mark por roubo de propriedade intelectual, porém Cameron os convence que eles podem resolver o assunto como “Cavalheiros de Harvard”, sem precisar ir para o tribunal.

Após uma palestra de Bill Gates, a também estudante de Harvard Christy Lee se apresenta junto com sua amiga Alice para Eduardo e Mark. Ela pede aos garotos: “Nos adicionem no Facebook”; o uso dessa frase impressiona os dois. Christy os convida para irem ao bar, onde ela e Eduardo fazem sexo no banheiro. Mark depois encontra sua ex-namorada, que não conhece o Facebook por não ser uma estudante de Harvard. Surpreendido por isso, Mark decide expandir o site para outras escolas.

Por intermédio de Christy Lee, agora namorada de Eduardo, eles conseguem marcar um encontro com Sean Parker, co-fundador do Napster. Quando Christy, Eduardo e Mark encontram com Parker, Eduardo fica cético quanto a Parker, questionando sua personalidade problemática e sua história profissional. Christy nota que Eduardo parece estar com inveja de Parker e tenta acalmá-lo para evitar um constrangimento. Mark, entretanto, fica impressionado com Parker por ele apresentar uma visão similar a dele. Apesar de nenhum acordo ser feito, Parker sugere que eles tirem o “The” de “Thefacebook” e deixem o nome do site como apenas “Facebook”. Eduardo mais tarde reconhece que essa foi a única contribuição de Parker para o projeto.

Seguindo uma sugestão de Parker, Mark muda a sede da companhia para Palo Alto, enquanto Eduardo fica em Nova York para procurar patrocinadores. Quando Eduardo os visita, ele fica bravo por encontrar Parker vivendo na casa que eles alugaram e fazendo decisões sobre os negócios do Facebook. Depois de discutir com Mark, Eduardo congela a conta da companhia e volta para Nova York. Quando ele chega em Nova York, Christy briga com Eduardo sobre seu perfil no Facebook, que o lista como “solteiro”. Quando ela pergunta o porquê de ele não ter alterado seu perfil, Eduardo diz que não sabe como, fazendo Christy acreditar que ele está mentindo. Ela cita seu perfil como prova que ele a está traindo com uma mulher do Vale do Silício. Ela coloca fogo no cachecol que ela havia recebido dele como presente. Enquanto Eduardo tenta apagar o fogo, Mark revela pelo telefone que eles haviam recebido dinheiro de um investidor através dos contatos de Parker.

Enquanto isso, na Inglaterra, enquanto competiam em uma regata em Henley, os Winklevoss descobrem que o Facebook se expandiu para três universidades de lá. Eles decidem finalmente processar Mark. Eduardo descobre que o acordo que ele havia assinado com os investidores de Parker lhes permitiu diluir a sua parte na empresa de 34% para 0,03%, enquanto mantinha a parte de todos os outros. Eduardo confronta Mark e diz que vai processá-lo. Mais tarde naquela noite, durante a festa de 1 milhão de membros do Facebook, Parker e alguns estagiários do Facebook são presos por porte de cocaína.

O método narrativo do filme mostra Mark respondendo em dois processos: um feito pelos Winklevoss e o outro por Eduardo. Na última cena, uma das advogadas de Mark o aconselha a fazer um acordo com Eduardo, já que os detalhes da fundação do Facebook e a personalidade de Mark fariam o júri ficar contrário a eles. Segundo ela, Mark perderia o júri nos primeiros cinco minutos de audiência. O acordo feito com os Winklevoss foi de US$ 65.000.000, e foi feito um acordo de valor desconhecido com Eduardo. O filme termina com Mark mandando um pedido de amizade para sua antiga namorada, Erica Albright, via Facebook, atualizando a página à espera de uma resposta.

Elenco:

  • Jesse Eisenberg como Mark Zuckerberg
  • Andrew Garfield como Eduardo Saverin
  • Justin Timberlake como Sean Parker
  • Armie Hammer como Cameron Winklevoss/Tyler WinklevossJosh Pence atuou como dublê de corpo para
  • ammer
  • Max Minghella como Divya Narendra
  • Joseph Mazzello como Dustin Moskovitz
  • Patrick Mapel como Chris Hughes
  • John Getz como Sy
  • Denise Grayson como Gretchen
  • David Selby como Gage
  • Rashida Jones como Marylin Delpy
  • Wallace Langham como Peter Thiel
  • Rooney Mara como Erica Albright
  • Brenda Song como Christy Lee
  • Malese Jow como Alice Cantwell
  • Shelby Young como K.C.
  • Dakota Johnson como Amelia Ritter
  • Trevor Wright como Josh Thompson
  • Dustin Fitzsimons como Presidente do Phoenix S-K Club
  • Douglcomo Urbanski como Larry Summers

O jogo da imitação (2014)

O Jogo da Imitação (no original em inglês The Imitation Game) é um filme de suspense histórico lançado em 2014. O filme é uma cinebiografia do criptoanalista inglês Alan Turing, vagamente baseado no livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges. Turing, interpretado por Benedict Cumberbatch, liderou um grupo da inteligência britânica na missão de decifrar os códigos da máquina Enigmausada pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, sendo um inovador da ciência da computação. Isso ajudou a salvar milhões de vidas, mas depois ele foi condenado por sua homossexualidade.

Depois de uma licitação disputada por seis estúdios, os direitos de distribuição de O Jogo da Imitação foram adquiridos pela The Weinstein Company por 7 milhões de dólares em fevereiro de 2014, o valor mais alto já pago por direitos de distribuição dos Estados Unidos na Europeu Film Market. O longa teve sua estreia mundial no 41º Telluride Film Festival, em agosto de 2014. Ele também lançado na 39ª Toronto International Film Festival, em setembro, onde ganhou o “Prêmio Escolha Popular de Melhor Filme”, o maior prêmio do festival. Foi lançado no Reino Unido em 14 de novembro, e nos Estados Unidos em 28 de novembro de 2014. Foi muito elogiado pela crítica e um sucesso de bilheteria, faturando US$227 milhões mundialmente. O Jogo da Imitação recebeu indicações para muitos prêmios, vencendo o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Porém a adaptação foi criticada por excesso de licenças históricas.

Sinopse:

Em 1951, dois policiais investigam o matemático Alan Turing após o que aparenta ser uma invasão de sua casa. Suspeitando de seu comportamento e falta de registros de guerra, decidem interrogar Turing com medo que ele seja um espião. Turing então revela que na verdade foi parte de um projeto secreto da inteligência britânica em Bletchley Park. Além de mostrar Turing na infância em 1927, se apaixonando por um colega em um colégio interno antes deste morrer de pneumonia bovina, segue-se o matemático durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando com um grupo de criptografia para decodificar a máquina Enigma, usada pela Alemanha Nazista para tornar suas mensagens incompreensíveis em caso de interceptação pelo inimigo.

Elenco:

  • Benedict Cumberbatch…Alan Turing
  • Keira Knightley…Joan Clarke[10]
  • Matthew Goode…Hugh Alexander[11]
  • Mark Strong…Gen. Stewart Menzies[12]
  • Charles Dance…Alastair Denniston
  • Allen Leech…John Cairncross[13]
  • Matthew Beard…Peter Hilton[14]
  • Rory Kinnear…Detetive Nock[15]
  • Alex Lawther…Jovem Turing
  • Jack Bannon…Christopher Morcom
  • Victoria Wicks…Dorothy Clarke
  • David Charkham…William Kemp Lowther Clarke
  • Tuppence Middleton…Helen
  • James Northcote…Jack Good
  • Steven Waddington… Smith