“Ao pesquisar no Google ou outros motores de busca você encontrará centenas de pessoas oferecendo serviços de criação de sites que vão desde “construtores gratuitos” a “sites baratos”, “layouts por R$1,99″ e assim por diante. O que há em comum nessas práticas é vender, atrair os menos avisados ou com condições financeiras desfavoráveis, mas não há nenhuma preocupação se isso vai trazer qualquer resultado para o cliente. A lógica é: ele quer um site e nós vendemos sites, não resultados.”
Você obviamente já deve ter visualizado muitos websites de vários segmentos diferentes, mas você sabe como é o processo de elaboração e criação de sites? Muitas perguntas podem surgir em sua mente: Será que eu mesmo posso fazer meu site em construtores gratuitos sem precisar de um profissional? É tão simples assim? Meu site vai aparecer no google? Os resultados serão os mesmos? Quantos profissionais trabalham no meu projeto?
Vou tentar responder essas questões sem me apegar a termos técnicos, de forma que você possa compreender. Portanto, se o leitor já é um profissional da área de desenvolvimento web, pode achar esses termos um pouco simplistas, mas é esse o objetivo.
O briefing na criação de sites
O briefing nada mais é que a reunião entre as partes, empresa de desenvolvimento e cliente, onde são definidas as etapas, o conteúdo, as metas e, eventualmente, os custos de projeto.
O briefing é a base, o alicerce para todo o desenvolvimento, onde os profissionais envolvidos expõem ideias que visam atingir o retorno esperado do site. São apresentadas ideias para o design gráfico, layout, fluidez das informações, facilidades de acesso, as cores que condizem com o segmento e sua adaptação as cores que eventualmente a marca pode ter. São apresentadas ainda as propostas para o gerenciamento do conteúdo, se ele houver, e as estratégias para se atingir os objetivos desejados, incluindo um bom posicionamento nos motores de busca como o google. Essa junção de experiências e ideias de profissionais especializados, cada um em sua área, seja web design, programação e principalmente do profissional de marketing, aliadas a experiência do contratante dos serviços que conhece como ninguém seus clientes, é fundamental para o resultado final e o sucesso do projeto.
Aqui vai então uma pergunta interessante: quando você mesmo desenvolve um site nesses construtores gratuitos online, ou com esses “vendedores de layouts prontos e baratos”, com quem você costuma fazer o briefing? E mais outra, qual a probabilidade disso dar certo?
“… esse artigo visa mostrar a você um outro lado, independente dos malefícios que essas práticas possam causar a nossos irmãos desenvolvedores, a intenção é mostrar os malefícios ainda mais devastadores que elas podem causar ao seu negócio.”
O trabalho de Web Design e Design Gráfico na criação de sites
Embora os termos sejam parecidos e ultimamente estejam se misturando um pouco, na criação de sites, Design Gráfico e Web Design são especializações diferentes.
O Designer Gráfico trabalha com as artes propriamente ditas, como eventuais criações de logos, tratamento de imagens, desenhos em 2D ou 3D e até algumas animações dessas artes.
O Web Designer se atém a criação do layout do site, como as cores que precisam seguir um padrão para cada segmento (sim, existe um estudo sobre isso), disposição dos objetos na tela, e principalmente, a conversão de toda a criação feita em programas como Photoshop, Fireworks, Corel Draw ou Illustrator em linguagem compreensível para os navegadores web, o que demanda grandes conhecimentos nas linguagens de marcação e estilo como HTML e CSS.
A estrutura desenvolvida pelo web designer precisa seguir uma certa padronização e técnicas de boas praticas de desenvolvimento para criação de sites, que visam garantir que a arquitetura empregada na elaboração do layout seja compreensível não somente aos navegadores (Chrome, Mozilla, Edge…) e motores de busca (Google, Bing, Yahoo…) como também a outros desenvolvedores que possam posteriormente assumir o projeto. Há ainda a preocupação com o design responsivo durante o desenvolvimento, para que, ao final, o layout se adeque a todos os dispositivos como desktops, notebooks, tablets, phablets e celulares de maneira eficaz e agradável. Ou seja, um site mal estruturado ou com código confuso tende a não aparecer nos motores de busca e mais cedo ou mais tarde vai gerar custos para reestruturação. A maioria dos desenvolvedores prefere construir o site “do zero” do que reestruturar algo mal feito e podem cobrar até mais caro por isso.
Você conhece a estrutura desses construtores gratuitos de sites na internet? Acha mesmo que eles se preocupam com a arquitetura e as boas praticas de desenvolvimento na criação de sites? Você sabia que eles não vão deixar você baixar o código do seu site quando quiser transferi-lo para um profissional especializado e ele terá que fazer outro?
“É a sua marca, empresa, produto ou serviço que está em jogo e o site pode ser o primeiro contato que alguém vai ter com o que você vende, cuide para que não seja também o último.”
A programação na criação de sites
Aqui é onde a mágica acontece. O programador web pode cuidar de aspectos visuais como a animação de elementos na tela através de técnicas e linguagens de programação como Javascript e sua biblioteca mais famosa, o jQuery. Porém, o trabalho do programador vai além do que você costuma ver quando visita um website, aliás, a maior parte de seu trabalho não é visível. Para esse trabalho, as linguagens mais usadas na web costumam ser o PHP e o SQL. Vamos falar mais do trabalho do programador web na criação de sites.
Construção ou implementação de um gerenciador de conteúdo
Muitos sites possuem conteúdo dinâmico, ou seja, que vão se atualizando conforme a necessidade de exibição da informação, produto ou serviço. Para que o administrador do site possa acrescentar, atualizar ou excluir esse conteúdo sem ter qualquer conhecimento em programação ou desenvolvimento web, é necessário que ele tenha um gerenciador de conteúdo (CMS) desenvolvido ou implantado pelo programador.
Esses gerenciadores não são visíveis aos visitantes do site e podem ser acessados pelos administradores de várias formas, seja por um login visível na tela ou por um endereço alternativo na URL do navegador. Ali pode-se criar novos administradores, incluir, editar ou excluir artigos (posts), alterar imagens, slides, cores e muito mais. Esse texto que você está lendo e suas imagens foram inseridos através de um gerenciador de conteúdo.
Saiba mais sobre sites gerenciáveis clicando aqui.
Ou clique aqui para saber mais sobre sites estáticos.
Estruturação e modelagem de bancos de dados
Bancos de dados para sites e sistemas web podem ser tão complexos que há especializações, cursos e formações superiores específicas para essa tarefa. Um programador web deve ser familiarizado com técnicas de modelagem de bancos de dados pois ali serão armazenadas e acessadas todas as informações dinâmicas do seu site.
Bancos de dados mal estruturados podem funcionar bem no princípio mas sua inconsistência em breve acarretará danos irreversíveis ao seu site ou sistema web. Links que levam a lugar algum ou a endereços “estranhos”, imagens desaparecendo ou sendo trocadas, categorias de produtos ou artigos se misturando, valores e preços diferentes dos informados, dinheiro “desaparecendo” do sistema entre outros problemas costumam ser erros recorrentes derivados de bancos de dados de modelagem “duvidosa’ e quem trabalha com a criação de sites deve se preocupar e muito com isso.
Segurança de informação ou de acesso
Infelizmente o numero de ataques hackers a sistemas e sites pode ser assustador nos dias de hoje. Lojas virtuais são “saqueadas” diariamente, sites são “tomados ou sequestrados”, informações sigilosas vendidas a empresas de marketing, artigos tem seu conteúdo alterado misteriosamente e assim vai. Esses são alguns dos problemas recorrentes e derivados de sistemas ou sites com segurança deficiente.
Prazos apertados, falta de treinamento, ausência de familiarização com as novas técnicas e atualizações das linguagens de programação para criação de sites e sistemas são as desculpas mais comuns dadas por programadores para falhas de segurança em seus projetos. Não adianta um sistema funcionar se ele é vulnerável. Alguns programadores sacrificam a segurança para entregar trabalhos em prazos reduzidos mostrando clara falta de comprometimento com o projeto e o cliente.
Um programador profissional zela pelo seu trabalho e pelas informações de seus clientes acima de qualquer coisa.
Mediante o que você leu acima, me fale mais sobre o programador que trabalha em sites desenvolvidos em construtores online gratuitos, seus cuidados com a segurança de suas informações, as modelagens feitas especificamente para as suas necessidades e os comentários que eles incluem nos códigos para que outros programadores possam acessar e compreender o que foi feito. Ops! Esqueci, essas empresas não deixam ninguém acessar esses códigos…
“Talvez agora, com condições financeiras desfavoráveis você pense apenas em ter uma página na internet, mas acredite, se não houver profissionais capacitados trabalhando nisso, é melhor não ter. Você pode estar causando um mal irreversível para o seu negócio.”
A importância da otimização (SEO) e do marketing na criação de sites
Existem sites “institucionais” de empresas ou corporações que precisam apenas exibir um conteúdo na internet, sem pretensões comerciais. Esse tipo de projeto constitui menos de 3% do mercado web, em todos os demais o objetivo claro da criação de sites é a conversão da visita em algum fim lucrativo. É para esse segundo segmento que escrevo as próximas palavras desse artigo.
Ao pesquisar no Google ou outros motores de busca você encontrará centenas de pessoas oferecendo serviços de criação de sites que vão desde “construtores gratuitos” a “sites baratos”, “layouts por R$1,99″ e assim por diante. O que há em comum nessas práticas é vender, atrair os menos avisados ou com condições financeiras desfavoráveis, mas não há nenhuma preocupação se isso vai trazer qualquer resultado para o cliente. A lógica é: ele quer um site e nós vendemos sites, não resultados.
Como foi dito acima, a criação de sites é um método complexo, que agrega uma serie de fatores, experiências e especializações das quais faz parte, se não é a principal, o profissional de marketing. O site é a vitrine de sua empresa, marca, serviço ou produto na web e, através dele e principalmente, da primeira visão dele, será construída toda a credibilidade do que você oferece ao seu visitante, que é um cliente em potencial.
O objetivo do trabalho do marketing e da otimização é a conversão da visita em venda. Não adianta desenvolver um conteúdo que traga o visitante para seu site se ao chegar ele se sente desorientado, desinteressado, não encontra o que procura e vai embora em alguns segundos. Pior ainda é quando ele sai com a imagem de uma empresa desleixada, ao encontrar erros de grafia, layouts desalinhados, imagens distorcidas ou de má qualidade. Há visitantes, e não são poucos, que não tem a menor paciência em esperar seu site “carregar”. Você sabia que existe até um estudo e ferramentas que medem quanto tempo seu layout leva pra carregar e quanto tempo os visitantes costumam esperar em seu site especificamente?
Com boas estratégias de marketing para a criação de sites e um trabalho continuo de otimização, que testa os resultados de suas campanhas ou posicionamento nos motores de busca, modificando a disposição de suas informações, melhorando o conteúdo e tornando a experiência dos seus visitantes mais agradável, você potencializa o tempo em que ele permanecerá em sua página, absorvendo o máximo de informações para que, mesmo não consumindo nada agora, haja a disposição para voltar posteriormente. Você sabia que também há mecanismos que medem as taxas de rejeição e de retorno dos seus clientes ao seu site?
Agora diga-me mais sobre os profissionais de criação de sites dos construtores gratuitos ou dos “sites baratos” que trabalham na disposição das informações em seu site ou na otimização constante delas para que você alcance os melhores resultados e se adapte as novas tendências de mercado para o seu segmento…
Conclusão: Seu Web Site é a sua vitrine, não ouse colocar tudo a perder
Como você pode perceber, a criação de sites não é algo tão simples. Há um agregado de fatores e experiências que precisam ser pensadas cuidadosamente para alcançar os objetivos planejados. Esqueça essa coisa de “ter apenas um site para mostrar, não importa como vai ser”. É a sua marca, empresa, produto ou serviço que está em jogo e o site pode ser o primeiro contato que alguém vai ter com o que você vende, cuide para que não seja também o último.
Você já deve ter ouvido falar que um cliente insatisfeito vai gerar outros sete, mas isso foi potencializado drasticamente com o advento da internet. Há empresas sendo esmagadas por comentários ruins e virais nas redes sociais. Seu site pode criar essa imagem, aumentá-la, amenizá-la ou até corrigi-la, sendo esses dois últimos casos muito mais difíceis. Talvez agora, com condições financeiras desfavoráveis você pense apenas em ter uma página na internet, mas acredite, se não houver profissionais capacitados trabalhando nisso, é melhor não ter. Você pode estar causando um mal irreversível para o seu negócio.
Alguém que tenha lido esse artigo associando meu nicho de negócio pode achar que eu estou apenas advogando em causa própria, e, fato é, que realmente me compadeço da classe dos desenvolvedores e programadores como um todo que sofre com esse tipo de competição deveras desleal.
Vemos ações de sindicatos de frentistas de postos de combustível que obtiveram sucesso ao desbancar o artifício dos donos de postos que colocaram os próprios motoristas para abastecer, sob a alegação de que isso tiraria o emprego de muitos frentistas e comprometia a segurança de todos. Dos cobradores de ônibus quando as empresas tentaram substituí-los por catracas eletrônicas sob a alegação também do emprego, mas que isso sobrecarregava os motoristas colocando em risco a segurança de passageiros. Mais recentemente dos taxistas com relação aos motoristas do Uber.
Infelizmente nossa categoria é ainda mais desguarnecida, mas esse artigo visa mostrar a você um outro lado, independente dos malefícios que essas práticas possam causar a nossos irmãos desenvolvedores, a intenção é mostrar os malefícios ainda mais devastadores que elas podem causar ao seu negócio.
A pergunta final agora é: E aí, ainda está disposto a arriscar?
Se você precisar de mais esclarecimentos sobre a criação de sites por métodos e técnicas profissionais, custos ou agendamento de uma visita técnica entre em contato clicando aqui ou ligue para os telefones (11) 94196-2122 [Vivo] ou (11) 4181-1468 [Fixo] e teremos prazer em apresentar-lhe as melhores soluções.
Veja outros de nossos artigos sobre criação de sites que podem lhe interessar:
Criação de sites estáticos
Criação de sites gerenciáveis
Criação de sites responsivos
Lojas virtuais
Hospedagem de sites