Sites gerenciáveis ou de “conteúdo dinâmico” são sites que possuem um gerenciador de conteúdo (CMS) para que o administrador (ou dono) possa acrescentar, alterar ou excluir textos, posts, imagens e outros itens. Esses sites podem possuir “blogs” acoplados se a necessidade for de publicar textos e notícias, por exemplo.
São indicados para negócios que necessitem de atualizações do conteúdo a ser exibido, como sites de imobiliárias, agências de automóveis, lojas, sites de portfólio que necessitem exibir novos trabalhos entre outros. Esses gerenciadores (CMS) são desenvolvidos de maneira interativa e simplificada de forma que o usuário ou administrador possa gerenciar sem nenhum conhecimento de programação ou desenvolvimento web. É como fazer uma publicação no Facebook, por exemplo.
Sites gerenciáveis contam com painéis de controle que mostram o tráfego acumulado ou em tempo real das visitas, períodos de pico de acesso, páginas mais visualizadas, cidades que mais acessam, origem do tráfego (Facebook, Google) e outros dados de grande importância nas tomadas de decisão para melhorias de divulgação do conteúdo.
Além disso esses sistemas possuem ferramentas que auxiliam na otimização do site mostrando como um artigo ou página pode ser melhorado para aparecer mais nas pesquisas do Google, por exemplo.
Há mais uma variedade de ferramentas de gerenciadores como serviços de automatização no envio de emails para seus seguidores (Newsletters), implementação de chat para atendimento automático, criação de páginas de formulários de contato, cadastro ou orçamento.